Angel reli
Imagen de Angel reli

Información inicio camino portugués costq

Hola. Haré el camino portugués desde oporto por la costa y me gustaría saber si alguien me puede decir si desde la estación de bus se enlaza bien con el camino. Ya q el bus llega con hora de empezar a caminar (la ciudad ya la conozco de varias veces). Muchas gracias y BUEN CAMINO.

David Rod
Imagen de David Rod

Si, no tiene pérdida,te vas hacia el mar y sigues toda la costa hacia el norte.

Bajate la app de gronze.

Saludos.

antonio69486
Imagen de antonio69486

Genial David...wink

drakonian
Imagen de drakonian

Como te ha comentado, siemplemente busca el mar y empieza a caminar en paralelo. Las primeras etapas del camino son en paralelo al mar, asi que simplemente es ir hacia el norte pegado al mar. Yo la salida de Oporto la hice simplemente asi sin mirar flechas ni mapas.

João Batista Campos
Imagen de João Batista Campos

Hola Angel, saludos

No sé donde llegas, pero si llegas por el Terminal Campanhã, hay que bajar hasta las orillas del Duero y seguir adelante, siempre abajo.

O tomar un transporte público y ir hasta la Foz del Duero y seguir el mar a la izquierda siempre!

PD: o podes ir caminando hasta la Catedral do Porto (poco más de 3km), sellar na Credencial, bajar as orillas del Douro, seguir hasta la Foz do Douro y de ahí adelante siempre con el mar a la izquierda. No hay indicaciones, pero no hay error. En Matosinhos empieza las indicaciones. Ojo! En la Catedral hay marcas indicativas del "Caminho da Costa", más no la sigan. Baja as orillas del Douro (Ribeira) y siga el río abajo.

Buen Camino 

JM76
Imagen de JM76

Meus amigos, como aqui todos têm opinião de tudo, aí vai também a minha, então é assim:

Há por aqui muito ignorante que pensa que por andar por aí a pé em direção a Santiago está a fazer um qualquer Caminho Histórico e se julga uma intelectualidade no assunto.

Meus caros é assim, O CAMINHO PORTUGUES DA COSTA NUNCA FOI PELAS PRAIAS!!!! Nem é por aí que está sinalizado, quem sugere que se vá pela costa/praia/passadiços em Portugal deveria ler um pouco mais, ou até esquecer os interesses comercial que possa ter porque essas mensagens desvirtuam a autenticidade histórica do Caminho Portugues.

Relembro que o CPC passa pelo primeiro templo em Portugal com o orago de Santiago (Sec. IX) não era na praia (Castelo de Neiva), assim como não era Mosteiro de Leça do Balio, ou qualquer uma das oito Igrejas da Misericordia (todas antigas e classificadas), por onde passa, também não eram na praia.

Mais, as setas no CPC foram colocadas por académicos e catedráticos da História e da Arqueologia que fundamentaram cientificamente esse itinerário, portanto quem não as seguir não faz o CERTIFICADO Caminho de Santigo, simplesmente vai a pé a Santiago, e nada percebe da mensagem e espiritualidade deste itinerário milenar.

 

Concluo, e volto ao início, esta é a minha opinião  - cultivem-se um pouco mais PF  ;)

 

http://www.caminhoportuguesdacosta.com/pt

João Caminho
Imagen de João Caminho

Boa tarde amigos "foreiros";

Após este comentário "algo caloroso", passo também vou deixar o meu testemunho;

A criação na 1ªdecada de 2000 do "caminho da costa" partiu da iniciativa de uns peregrinos bem intencionados e com mais ou menos conhecimentos históricos do caminho e contaram com a ajuda do Luiz do Freixo e um tal Manolo (ambos entisiastas e conhecedores do caminho), com quem tive o privilégio de conversar no albergue do Freixo e no de TEO.

O caminho tal como está marcado (junto ao litoral) tem pouco a ver com o que foi idealizado por esse grupo de pessoas, como é possivel ver aqui; http://www.caminador.es/   , embora (como se pode ver nos mapas) eles já previam que o caminho poderia vir a ser alterado pelos peregrinos e ou outos interesses  (linhas verdes e vermelhas junto ao litoral), 

Inicialmente este caminho partia do Porto até Rates daí derivava para Fão, passava na Barca do Lago (tal como o nome indica era a travessia medieval e fluvial do rio Cávado), e aí seguia para Esposende e Viana do Castelo passando pela igreja referida no comentário anterior.

No final da 1ª decada de 2000, foi promovida uma caminhada pelo "Caminho da Costa", iniciou em Rates e foi até Esposende (Albergue das Marinhas), atravessamos o rio numas canoas na Barca do Lago, pelo caminho foi inaugurado um "monumento ao peregrino" entre Barqueiros e Fão.

Na 2ª decada de 2000 foi promovida pela mesma entidade outra caminhada pelo "Caminho da Costa", desde a Póvoa de Varzim até Esposende (centro), aí já seguimos por parte da senda litoral (passadiços).

Hoje o caminho está a ser feito por muitos peregrinos com GPS, e completamente fora de que é indicado pelas setas.

Não vejo mal nenhum nisso, o "CAMINHO" é de todos e para todos e cada um escolhe o seu ponto de partida e o percurso que bem entender até chegar a SANTIAGO.

Se quisermos rastrear "sendeiristas", "turigrinos", etc....

Mais teria para acrescentar mas para não me tornar massudo e desilegante, fico por aqui!

Abraços a todos e "Bom Caminho"

 

 

 

 

João Batista Campos
Imagen de João Batista Campos

Muito bom seu comentário João (abraços).

As opiniões que se expõem aqui são interessantes e algumas vezes são discordantes..

Quando trazem boas informações e são contributivas são bem-vindas. Quando são muito  veementes desconfiamos e quando são agressivas descartamos.

O colega JM já esteve aqui no Forum a defender o Caminho da Costa que, ao chegar em Caminha, sobe pelas margens do Minho e passa por Vila Nova de Cerveira e Valença do Minho. E trouxe aqui provas e histórias que davam consistência em suas afirmações. 

Muito bom JM e obrigado pelas informações. 

O Caminho da Costa é rico e, como o nome diz, é da Costa. Divergências pontuais em relação se vai a Maia ou se desce ao Douro desde o Porto é uma questão que transcende a lógica.  Inclusive o Link que JM postou, as opções são várias, inclusive pela praia. 

Percebi em outras entradas de JM aqui no Forum foram para defender que o Caminho Português Costa não se atravessa de Caminha a A Guarda,  mas sim sobe para Vila Nova de Cerveira e Valença,  seguindo depois para Tui e tal.

Creio eu que as questiúnculas devem ser ultrapassadas e possamos caminhar tranquilos e faceiros por um bom caminho. 

 

David Rod
Imagen de David Rod

Como se suele decir.

El peregrino decidirá que camino tomar.

Cuando hice el Camino portugués de la costa muchos portugueses se desviaban a Vilanova de cerveira y los españoles pasaban para España y no pasa nada.yes

Los peregrinos somos soberanos y ninguna flecha nos obliga a nadawink

JM76
Imagen de JM76

Não tenho capacidade intelectual para dizer mais...

Juizo e bons Caminhos :)

JM76
Imagen de JM76

Portaria 67/2022