JM76
Imagen de JM76

Relato da minha experiência (30mai-11jun, 2021)

Olá a todos, este foi o meu 7º Caminho  (13 etapas). Na verdade, é um Caminho com duas realidades absolutamente diferentes, Astúrias vs Galiza, ou seja, nas Astúrias as paisagens são inigualáveis, mas as marcação e limpeza do Caminho é ridícula, surreal (molhava-me mais com a erva e lama do que com a chuva). Na Galiza é outro mundo, limpeza e marcações irrepreensível, mas demasiado asfalto… enfim o mix é equilibrado o que faz deste Caminho espetacular.

Surpreendeu bastante a riqueza arquitetónica e cultural de algumas povoações (Grado, Salas, Tineo…) o que ajudou bastante no momento do descanso, assim com também surpreendeu a quantidade de peregrinos, que apesar de não massificado eram uma presença constante (talvez uns 30 por dia), não me imaginaria tantos.

De resto, realçar que mais uma vez a minha mochila de 20L foi suficiente, saliento também que a subida para ‘Puerto Palo’ foi o mais difícil de todos os Caminhos que já fiz até ao momento (incluindo Períneos, Cebreiro ou Labruja). O verde, bem a cor verde das Astúrias é algo incrível, nunca vi nada igual, parece que irradia luz.

Em suma, o tempo ajudou, a saúde também, as gentes pelo Caminho super atenciosas, paisagens incríveis, sofrimento qb, ou seja, nota 9.5! Recomendadíssimo…

Saudação JM, e seguirá em 2022 o da Geira e Arrieiros ;)

Xixonés
Imagen de Xixonés

Acho que a sinalização em Asturies é suficiente, mas, bem, fico feliz que você tenha gostado.

Saudações desde Xixón!